Está sem tempo para encaminhar sua aposentadoria?

48 3324.2643
48 99984.1910

Blog / Está sem tempo para encaminhar sua aposentadoria?

Cassol-e-Lima-Advogados-arte-aposentadoria

Seja por tempo de contribuição para a Previdência Social ou por idade, você sabe como iniciar o processo para receber o benefício do INSS? Sabe quais os documentos necessários? Está com tempo disponível para enfrentar as filas do INSS?

Segundo pesquisa do Ibope, em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), 61% dos brasileiros estão insatisfeitos com o trâmite para dar entrada no processo da aposentadoria.

Para muitos dos entrevistados é considerada uma tarefa muito difícil. Nos estados da região Sul, 54% declararam que a dificuldade para obter aposentaria é grande. O pedido de aposentadoria se inicia com a organização dos documentos necessários para verificação da idade, tempo de contribuição, espécie da atividade desenvolvida (atividade especial, rural, de pesca) etc. Essa primeira fase é fundamental, já que a falta da documentação apropriada ou o encaminhamento errôneo podem ocasionar desvantagens no benefício ou extrema demora na análise do pedido. O próximo passo é o requerimento administrativo em um dos postos de atendimento do INSS. “É neste ponto que o beneficiário encontra a maior dificuldade, já que terá de enfrentar longas filas de espera, em muitos casos tendo que retornar várias vezes (enfrentando novamente as filas) para regularizar a documentação”, afirma Fábio Lopes de Lima, advogado.

A pesquisa Ibope/CNI comprova que a burocracia independe do tamanho da cidade, renda e escolaridade. O grande número de pedidos de benefícios, a extensa documentação necessária, o número insuficiente de funcionários do INSS para atender a demanda, o sistema informativo interno complexo, além das constantes greves do INSS fazem com que o pedido se torne um problema. “Procurando um bom escritório de advocacia, com profissionais capacitados à orientação, organização e verificação dos requisitos e documentos necessários à aposentadoria, tudo pode ficar mais fácil. Além de disponibilização de pessoal treinado para o encaminhamento do pedido ao INSS, substituindo o beneficiário nas filas de espera, refletindo ganho de tempo e dinheiro”, explica Fábio.